Sobre Mim

Bem vindo

Sobre o Autor

Nascido sob o signo de gêmeos, na cidade de Califórnia, Estado do Paraná, de família pobre, desde cedo conheci as dificuldades da vida. Em busca de dias melhores, migrando com a família de cidade em cidade, vivi algum tempo no norte velho, em Lupionópolis, Jaguapitã e Centenário do Sul, para depois me mudar para o noroeste do Estado, onde minha família se estabeleceu em Paraíso do Norte.

Elizeu Petrelli de Vitor
In memorian
- Administrador

Mais Sobre Mim

Nascido sob o signo de gêmeos, na cidade de Califórnia, Estado do Paraná, de família pobre, desde cedo conheci as dificuldades da vida.

Em busca de dias melhores, migrando com a família de cidade em cidade, vivi algum tempo no norte velho, em Lupionópolis, Jaguapitã e Centenário do Sul, para depois me mudar para o noroeste do Estado, onde minha família se estabeleceu em Paraíso do Norte.

Ali, no antigo Grupo Escolar, atual Escola Municipal 27 de Novembro – Ensino de 1º Grau – tomei contato com as primeiras letras. Concluí o meu quarto ano primário no Educandário Nossa Senhora Aparecida, dessa cidade, dirigido pelas irmãs vicentinas e, aos onze anos de idade, ingressei, pelas mãos do grande Arcebispo de Maringá, D. Jaime Luiz Coelho, no Seminário de São José, na Arquidiocese de Curitiba, onde concluí os cursos ginasial e colegial clássico.
Saindo do Seminário aos dezoito anos, servi o exército no 2º Regimento de Obuses 105, no Boqueirão em Curitiba, onde prestei o Curso de Cabo e fui promovido.

Vencido o tempo militar, fixei-me em Paranavaí, onde inaugurei meu primeiro emprego na Rádio Cultura, na época, de propriedade do Sr. Efraim Machado, com  quem, aliás,  aprendi muitas lições de vida. Ali, fui redator de notícias e, finalmente, locutor de programa comercial, tendo inclusive sido locutor sertanejo.

No ano de 1968, transferi-me para São Manoel do Paraná, onde assumi o cargo de cartorário. Em 1971, fui convidado para ministrar aulas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa na Escola Estadual Duque de Caxias que iniciava suas atividades nesta cidade. Em vista disso, senti a necessidade de continuar meus estudos e, como não houvesse faculdade na região, fui obrigado com outros colegas, a enfrentar a estrada, indo cursar letras na cidade de Mandaguari, na antiga Fafiman.

No ano de 1973, ingressei na carreira política, tendo sido eleito vereador pelo Município de Indianópolis, ao qual então pertencia São Manoel do Paraná, naquela época ainda distrito. Após um mandato de seis anos, fui convidado para exercer o cargo de Chefe de Gabinete, acumulando as funções de Secretário de Educação do Município de Indianópolis, onde atuei até o ano de 1988.
Em 1993, com a instalação do recém-criado município de São Manoel do Paraná, novamente fui convidado para a Chefia de Gabinete, função essa que exerci até o ano de 1996, quando me candidatei a prefeito e fui eleito para o mandato de 1997 a 2000.

Vencido o mandato de prefeito, retornei à sala de aula, voltando a ministrar aulas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, desta vez no Colégio Estadual Izolda Rizatto Liuti – Ensino de 2º Grau, na cidade de Indianópolis onde, no ano de 2005, aposentei-me na função de professor docente.

Meu gosto pelas letras vem desde muito cedo. Quando estudante, sempre participei  de atividades literárias e outros eventos artísticos. O que muito contribuiu para despertar meu pendor pelas letras, sem dúvida nenhuma, foi o Grêmio Literário fundado no Colégio com o intuito de aprimorar a oratória e despertar o talento artístico dos seminaristas. E o fascínio pela poesia, com certeza, já vem desse tempo, pois nas sessões literárias promovidas por esse Grêmio, era comum declamarmos de cor um “Navio Negreiro” de Castro Alves ou um “I-Juca Pirama” de Gonçalves Dias. Ao lado disso, sempre fui um assíduo leitor da literatura brasileira e internacional, onde o romancista alemão, Karl May, destacava-se como meu preferido. Todavia, o que me encantava mesmo era a poesia clássica.

E, como existe uma simbiose entre a poesia e a música, neste campo minha musa também foi magnânima, uma vez que criei diversas composições musicais gravadas por duplas sertanejas e um sem número de músicas sacras que são cantadas nas igrejas da região, entre as quais se destaca aquela que considero minha obra-prima nessa categoria, intitulada “Caminhos de Jericó”, editada pela Comep-Edições Paulinas, inserida no CD “Meu Canto em Oração”, do grande intérprete Paulinho.